3 Dicas para Otimizar seus vídeos no Youtube



Quer melhorar o desempenho dos seus vídeos no Youtube? Você sabia que com configurações básicas seu vídeo tem um desempenho melhor? Continue lendo e saiba como otimizar seu vídeos no Youtube.

Se você não sabe, o maior alcance de um vídeo no Youtube é durante as primeiras horas após ter postado na plataforma, portanto vários fatores acabam contribuindo para que vídeo tenha um bom desempenho. Alguns destes fatores: viralização, horário postado, assunto e relevância.

Após as primeiras horas, seu vídeo terá acesso através das divulgações em redes sociais e de acordo com as buscas orgânicas dentro do Youtube, para que você consiga otimizar ainda mais seus vídeos e aumentar sua audiência, separei 3 dicas importantes:

1- Título e nome do arquivo

Use palavras-chave que você deseja rankear em seus vídeos no título, isto faz com que as pessoas encontrem com mais facilidade pelas buscas e o próprio Youtube recomenda caso a pessoa esteja assistindo algo relacionado com seu tema.
Outro detalhe que muitas pessoas não levam em consideração, mas que faz toda a diferença, é o nome do arquivo do vídeo que você sobe para o Youtube. Coloque sempre com o mesmo nome do título usando as palavras-chave, isto também é levado em consideração na hora de posicionar seu vídeo. Evite deixar com nomes padrões de vídeo como MOV001, vídeo2, etc.

Uma dica bônus: MP4 é o melhor formato para subir seus vídeos no Youtube.

2- Thumbnail

Quando as pessoas estão buscando por um vídeo, a tendência é clicar no vídeo que chama mais a atenção através da Thumbnail, pois elas reparam primeiro na imagem e depois no título do vídeo em texto, portanto, capriche na sua thumbnail.
Coloque as palavras-chave, use imagens interessantes, cores chamativas e outros elementos que diferenciam o seu vídeo dos seus concorrentes.

Uma dica bônus: Faça alguns testes, troque as thumbnails e analise os dados dentro do analytics, assim você saberá qual sua audiência mais gosta.

3- Analytics do Canal

Não adianta você criar centenas de vídeos sem saber o que as pessoas estão achando daquele conteúdo. O Youtube tem a ferramenta analytics que mede todas as estatísticas possíveis do seu conteúdo, acesse semanalmente para analisar seus vídeos, entenda qual tipo de conteúdo está agradando mais, quais vídeos tem mais cliques, qual a taxa de retenção dos seus vídeos, responda os comentários, etc.

Uma dica bônus: Caso você queira analisar seus analytics pelo celular, o Youtube disponibiliza um aplicativo específico chamado YT Studio (Android | IOS), é uma forma bem interessante de analisar suas métricas com mais agilidade.

Outra opção interessante para analisar todas as suas métricas do canal, é usar os relatórios da Etus, são diversas informações úteis para que você possa dar os próximos passos com uma boa estratégia. Além dos relatórios, na Etus é possível agendar e subir seu vídeo através da plataforma.

Gostou das dicas? Aplique e continue sempre trabalhando para melhorar seu canal cada vez mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gerencie suas redes sociais com a Etus cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo agendar postagens e emitir relatórios incríveis para suas contas nas redes sociais. ❤️


Trabalha com criação de conteúdo para Redes Sociais há mais de 5 anos. Tem como seu principal projeto o Fanpage Criativa e agora a página Guilherme Encinas. Já gerenciou grandes páginas de Design, Games, Cursos e outros.

.